Reflexão do Teatro " Ninguém dá prendas à Mãe Natal "

02-01-2013 00:33

A minha turma (10ºPTAI) realizou um teatro em que representava várias personagens das histórias da Disney e tradicionais, havia muitas personagens entre elas: Sininho, Branca de Neve, A Bela do Monstro, Abelha Maia, 3 Porquinhos, Capuchinho Vermelho e a sua avozinha, etc...

Eu, mais duas colegas minhas (Nadine e Joana) representamos os 3 porquinhos, para representar estas personagens da melhor forma fizemos alguns trabalhos, umas patinhas para meter nos pés rosas, uma máscara em forma de cara de porquinho e vestimos roupa rosa. Como prenda de natal demos à Mãe Natal uma casinha feita por nós. O material utilizado foi caixas de fósforo e cartolinas.

O teatro foi realizado com base na história “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal”, esta história reflete um Pai Natal que se sente triste por ninguém oferecer prendas, e num dia algumas personagens batem-lhe à porta de sua casa para lhe oferecer prendas e fazer-lhe companhia.

Realizamos no total 4 representações, estas representações foram realizadas na escola básica professor Romeu Gil, que pertence ao agrupamento de escolas do Forte da Casa.

A turma realizou vários ensaios em conjunto, os ensaios serviram para melhorarmos pequenos detalhes e não só.

As duas primeiras representações realizaram-se no dia 05 de Dezembro de 2012, estas foram feitas para crianças do pré-escolar que vieram do IAC. As crianças estavam sempre muito curiosas com a personagem que ia bater à porta e que ia dar um presente à Mãe Natal, e qual seria o presente.

No dia 06 de Dezembro de 2012 realizamos mais duas representações, a primeira representação correu muito bem mas na segunda deu para perceber que já estávamos muito cansadas e esse cansaço refletiu-se na representação que fizemos. Na minha opinião as crianças também já eram mais crescidas e assim não mostraram tanto interesse.

Em todos as representações, dançamos e tentamos interagir ao máximo com o público, quer ele as crianças ou os professores que estavam a acompanhar as mesmas. No final de todos os teatros à Mãe Natal e algumas personagens davam rebuçados às crianças.

Havia duas personagens que “metiam” muito medo às crianças, o Lobo Mau e a Bruxa. Mas todas as personagens que já estavam em palco tentaram sempre mostrar às crianças que elas eram boas e já não faziam mal.

Na minha opinião estes tipos de trabalhos são muito engraçados e devem repetir-se. Estando nós a estudar para técnicas de apoio à infância, quando formos estagiar já devemos ter alguma noção das “pequenas, grandes” coisas que podemos fazer com as crianças.