Filme: Forrest Gump (Resumo)

03-10-2012 09:39

Durante 3 aulas a minha a turma esteve a visualizar um filme que tinha como foco principal o Forrest, uma criança com a doença dos "idiotas", uma doença com limitações físicas cognítivas.

O Forrest era um menino que tinha a coluna torta e por isso mesmo teve de andar com talas nas pernas para indireitar a coluna. Além disso, tinha também um QI abaixo da média, e por isso o diretor não o queria integrar na escola dizendo que ele tinha de ir para uma escola especial. Só que a mãe dele não aceitou e por isso mesmo conclui todos os anos de escolaridade. Inclusive conclui a faculdade com sucesso porque consegui correr muito depressa sendo intregado na equipa de futebol americano.

No primeiro dia de escola, ele teve de apanhar o autocarro e ninguém o queria deixar sentar. Houve uma menina que disse que se podia sentar ao pé dela, era a Jenny a partir daí tornaram-se nos melhores amigos para o resto das suas vidas.

Só que os colegas deles gozavam-no e por isso ele tinha de fugir muitas vezes deles até que um dia as talas soltaram-se e verificou que conseguia correr muito depressa. A partir daí ele deixou de usar os aparelhos.

Depois da faculdade Forrest fez inumeras coisas entre elas destacaram-se: um herói da guerra do Vietnam; campeão de ping-pong e uns dos maiores empresários da pesca de camarão. Por todos estes feitos recebeu várias honras através da Casa Branca.

Forrest salvou inumeras colegas do pelotão na guerra do Vietnam, à exceção do seu grande amigo Bubba. Por uma promessa feita ao seu amigo antes de morrer é que se tornou empresário na pesca de camarão. Mais tarde dividiu os lucros com a família do Bubba.  

Quando estava à pesca do camarão recebeu um telefonema que dizia que a mãe dele estava muito mal. Foi a correr ter com ela e quando entrou em casa a mãe estava numa cama a morrer devido a cancro. A mãe dizia-lhe sempre uma frase que Forrest considerou durante toda a sua vida: "A vida é como uma caixa de bombons, nunca sabemos o que nos calha!":

Forrest envolveu-se com a Jenny, mas a Jenny tinha vários problemas com a droga, alcool, tabaco, etc, devido à sua infância muito injusta. Era maltratada pelo seu próprio pai.

Já adultos, Forrest foi visitar Jenny a pedido dela. Apesentou-lhe uma criança e comunicou-lhe que essa criança era filho dele. Mas a Jenny tinha uma noticia pior para lhe dar. Tinha uma doença grave que não tinha cura visto que os médicos não sabiam o que era! 

Ela pediu para casar com ele e assim foi. Forrest ficou com a responsabilidade de educar o pequeno Forrest (o filho, com o mesmo nome que o pai).

A Jenny morreu no mesmo sitio que a mãe de Forrest! Jenny foi o primeiro e único amor de Forrest!

O primeiro dia do pequeno Forrest foi igual ao do pai!